O que é e como funciona o seguro saúde

O que é e como funciona um seguro saúde. Você ainda não sabe o que é um seguro saúde e o que ele abrange? Hoje vamos te explicar tudo sobre o seguro saúde.

O que é o Seguro Saúde

O seguro saúde trata-se de um seguro no qual você paga o prêmio mensalmente e a seguradora te reembolsa – de acordo com o estipulado em contrato – pelas despesas médicas, ou seja, o segurado possui livre escolha, tanto em relação ao médico, quanto ao laboratório ou clínica, entre outros procedimentos.

Porém, o reembolso nem sempre é de 100%, pois irá depender da abrangência da cobertura de serviços – que no caso do seguro saúde pode ser padronizado.

O seguro saúde não fica restrito a uma rede de atendimento, já que você pode escolher onde e com quem deseja ser atendido.

Dessa forma, a liberdade de escolha pode fazer toda a diferença, principalmente na hora que precisar de um especialista. O plano de saúde muitas vezes é regional e o médico que você gostaria pode não fazer parte da rede credenciada.

No seguro saúde existe a possibilidade de solicitar reembolso, o que pode ser um diferencial importante, dependendo do dimensionamento do seu orçamento.

Como funciona Seguro Saúde

O seguro saúde funciona da seguinte forma: o segurado realiza a consulta ou procedimento médico onde quiser e depois solicita o reembolso dos gastos.

Dependendo da seguradora, os reembolsos podem ser parciais ou integrais. Em alguns casos, não é necessário o pagamento direto ao prestador de serviço de saúde ou reembolso pode ser maior que o valor do serviço.

O que é Sinistro?

No mercado de seguro, sinistro  refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causadora de perdas financeira para a seguradora.

O processo de avaliação do sinistro inclui: apuração de danos, onde se procura levantar causa, natureza e extensão das avarias, podendo ser feito mediante a vistoria, registros policiais e outros; regularização, onde se analisa se o evento está coberto ou não e definir quem será o beneficiário e qual o valor da indenização.

prêmio: receita recebida pela operadora pelo contrato firmado.

Coberturas oferecidas pelo Seguro Saúde

A cobertura completa do seguro saúde compreende os atendimentos ambulatorial, hospitalar e obstetrícia, incluindo, ou não, assistência odontológica. Essa modalidade de plano de assistência à saúde é a mais completa e abrangente.

A lei estabelece, obrigatoriamente, que a seguradora deve ter à disposição dos clientes esse plano, que assegura assistência nos segmentos Ambulatorial, Hospitalar e Hospitalar com obstetrícia.

Já a cobertura hospitalar garante a cobertura de internações hospitalares com diárias ilimitadas, inclusive UTI, além de custos relacionados à internação com enfermeiras, médicos, alimentação, exames complementares, transfusões, radioterapia, quimioterapia, sala cirúrgica, medicamentos anestésicos e materiais utilizados na internação.

Ele também engloba atendimentos de emergência e urgência que talvez possam evoluir para internação, incluindo a remoção do paciente para outro hospital.

Lembrando que esse tipo de plano não cobre exames e consultas médicas fora do período de internação. Já as despesas de acompanhante de pacientes menores de 18 anos são pagas pelo plano.

A cobertura hospitalar é indicada a quem deseja ter a garantia da cobertura do grande risco. Procedimentos de alto custo como uma internação clinica ou cirurgia incluindo a UTI que o valor para este atendimento particular e excessivamente caro e pode comprometer financeiramente quem não possui esta cobertura.

Todavia, esse plano não cobre gastos com tratamento pré-natal ou transplantes, à exceção de rim, córnea, autólogos e outros determinados no rol de procedimentos utilizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Também não estão inclusas internação em clínica de emagrecimento ou de repouso e consultas domiciliares ou ambulatoriais.

Leia Também: