Seguro de cartão de crédito é necessário mesmo?

Seguro de cartão de crédito é necessário? Ainda não conhece o seguro de cartão de crédito e o que ele abrange? Hoje vamos te falar sobre a importância do seguro de cartão de crédito.

O que é um seguro de cartão de crédito?

O seguro de cartão de crédito é um produto oferecido por seguradoras, empresas, lojas e bancos para indenizar o segurado em situações inesperadas, como roubos, furtos e golpes, envolvendo cartões bancários.

O seguro de cartão de crédito foi pensado para proteger o titular caso o cartão de crédito seja roubado, furtado ou vítima de golpes digitais. Infelizmente, esses crimes são cada vez mais comuns. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de nove milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros entre março de 2018 e de 2019.

Nesse cenário, as seguradoras viram a oportunidade de proteger os brasileiros. Dessa forma, o seguro para cartão tem a função de reduzir os prejuízos relacionados ao uso indevido do cartão de crédito, tanto físico como virtual.

O que é Sinistro?

No mercado de seguro, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causadora de perdas financeira para a seguradora.

O processo de avaliação do sinistro inclui: apuração de danos, onde se procura levantar causa, natureza e extensão das avarias, podendo ser feito mediante a vistoria, registros policiais e outros; regularização, onde se analisa se o evento está coberto ou não e definir quem será o beneficiário e qual o valor da indenização.

Coberturas do seguro de cartão de crédito

Se você quer saber quais são as coberturas do seguro de cartão de crédito, consulte abaixo as situações cobertas pelas seguradoras ou bancos.

  •  Fraudes, furtos e perdas do cartão de crédito

Em caso de furto, roubo, fraude ou perda, as empresas de seguros realizam o pagamento, total ou parcial, dos gastos do cartão de crédito feitos por terceiros.

  •  Roubo após saque do cartão

Essa cobertura assegura a devolução do dinheiro roubado após saque no banco. Vale lembrar que cada seguradora ou banco tem regras diferentes para esse tipo de cobertura.

  •  Saque e compras sob coação

Nesse caso, se o segurado realizar saques sob coação, ou seja, for ameaçado para sacar dinheiro ou ainda fazer compras, ele será indenizado.

  •  Compra protegida

Indenização em casos que sejam realizadas compras com o cartão de crédito roubado ou perdido. Em algumas situações, o aviso de roubo pode ser feito até dois dias depois da identificação do pagamento, a depender do contrato do seguro.

  •  Roubo de bolsa ou carteira

Algumas seguradoras oferecem a cobertura adicional para roubo de bolsa ou carteira que esteja com o cartão de crédito assegurado. Nesse caso, o valor perdido no roubo pode ser indenizado integral ou parcialmente.

  •  Morte ou invalidez por crime

Em caso de morte ou invalidez causada por crime envolvendo o dono do cartão assegurado, a empresa responsável pelo seguro pode indenizar a família ou o próprio segurado. Além disso, os gastos pagos com o cartão em situação de morte ou invalidez também podem ser devolvidos.

  •  Assistências em geral

Essa cobertura é para quem deseja um seguro de cartão de crédito completo e com outras vantagens. Isso porque com essa cobertura o cliente pode contar com serviços como chaveiro, transporte para emergência e outros benefícios.

  •  Cobertura em caso de desemprego

Existe a cobertura do seguro do cartão de crédito em caso de desempregado segurado. Se a demissão for sem justa causa, então a seguradora cobre as faturas do cartão e todas as despesas registradas até o dia anterior da demissão.

Seguro de cartão de crédito é necessário mesmo?

Após ler o artigo você acha que o seguro de cartão de crédito é importante? Cada vez a tecnologia está evoluindo mais e os golpes e roubos através de cartão de crédito só estão aumentando, então sim é muito importante ter um seguro para te proteger dessas situações.

Leia Também: