O que é e como contratar um Seguro Viagem?

O Seguro Viagem é, sem dúvida alguma, uma necessidade real para quem vai viajar para fora do país.

É possível dizer que o seguro viagem vai fazer com que suas férias não se tornem um pesadelo, além de ser obrigatório para alguns roteiros, especialmente na Europa.

Vamos falar um pouco mais sobre o seguro viagem, as vantagens que ela é capaz de oferecer, a obrigatoriedade deste Seguro em alguns destinos além de outros detalhes que podem se tornar uma surpresa desagradável para alguns desavisados.

O que é o seguro viagem?

O seguro viagem é uma apólice de seguro que tem como principal objetivo cobrir despesas médicas de quem está viajando.

É importante comentar  a obrigatoriedade da apresentação de seguro viagem de valores pré fixados para a entrada em alguns países da Europa

Isto existe para evitar que turistas superlotem o sistema público de saúde do país que está sendo visitado, além de desestimular também viagens de pessoas interessadas em se aproveitar da gratuidade de serviços, que podem ser mais caros em seus países de origem.

Outra vantagem do seguro viagem que ele pode ser uma medida econômica para a sua viagem, lembrando sempre que não são todos os países do mundo que possuem saúde pública Universal garantida para todos como no Brasil, ou seja dependendo da sua situação, você pode acabar com uma dívida enorme de um atendimento médico no em um país estrangeiro, além de dificultar a continuidade das suas férias, e até o retorno para o Brasil!

Quais são as formas de contratação de seguro viagem ?

A contratação no seguro viagem associado com a sua passagem é uma das maiores vantagens que você tem ao escolher comprar sua viagem com uma agência de turismo. Isto garante uma tranquilidade para você e sua família, já que, na maioria das vezes, os responsáveis pela agência ajudam nesse sentido.

Caso você tenha comprado sua passagem diretamente com a companhia ou em algum site que não apresentou a opção venda de seguro viagem associada a passagem, o ideal nesse caso é procurar uma corretora para que isso seja possível.

Para quem está procurando boas formas de conseguir o melhor seguro viagem possível, sites comparadores como o compara online podem ser uma excelente opção, embora seja interessante averiguar em outros sites, como o Reclame Aqui, a reputação da empresa.

Qual a diferença entre a assistência viagem e seguro viagem?

Esta é uma questão interessantíssima de explicar, porque apesar de serem vendidos como produtos praticamente iguais,  assistência viagem e o seguro viagem tem uma diferença fundamental entre eles, que está relacionada com dinheiro.

Quando você precisa de atendimento e tem uma assistência viagem, você precisa se deslocar até a unidade de atendimento da assistência e então ser atendido sem pagamento de valores, ou com pagamentos bem menores.

No caso do seguro viagem, você arca com o pagamento do tratamento e, com os recibos em mãos, pode ter acesso ao ressarcimento dentro da franquia contratada,

Isto significa que, no caso de seguro viagem, é importante que você deixe reservas de dinheiro ou cartão de crédito internacional para emergências, e tenha as passagens de volta já compradas, pois este ressarcimento pode demorar dependendo do atendimento do seguro.

Com a assistência de viagem, porém você tem a vantagem de não precisar pagar nada pelo tratamento, mas tem a desvantagem de precisar ser atendido obrigatoriamente no hospital recomendado pela assistência.

Como você pode ver, cada uma das possibilidades de seguro-viagem tem seus prós e seus contras. é fundamental que você seja inteligente e coerente e contrate o que for melhor para sua necessidade no momento.

Espero sinceramente que essas informações tenham ajudado você a escolher seu seguro de forma mais inteligente e consciente.

Leia Também: